Anuncios

quinta-feira, março 17, 2011

Morre Surfista em Mavericks


O surfista de ondas grandes de 35 anos faleceu ontem durante uma surfada ao fim da tarde em Mavericks.

A poderosa onda de Mavericks na Califórnia volta a fazer mais uma vítima. Depois de Mark Foo, o havaiano que depois de um wipeout se afogou em 1994, agora foi Sean Milosky.

Milosky era um perseguidor de ondas grandes e não quis perder a oportunidade de surfar Mavericks com 25 pés, 7 metros e meio. Aparentemente, o surfista havaiano, local do Kauai, foi engolido por uma onda do set. As ondas não estavam gigantes, mas as condições estavam difíceis.

Foi por volta das 18h30 de ontem que Milosky se afogou, depois de ter levado com duas das maiores ondas do dia - conta o amigo de Santa Cruz, Ken Collins.

Antes disso, Milosky tinha apanhado pelo menos seis ondas. Depois, quando ia numa onda, o lip caiu-lhe em cima fazendo-o perder a prancha e levar com a seguinte onda do set. A maré estava muito vazia, e isso poderá ter sido uma das causas da sua morte.

Nathan Fletcher viajou para Santa Cruz, Califórnia, com Sean Milosky e depois da sua queda, foi imediatamente procura-lo de mota de água. Cerca de 20 minutos depois do acidente, Fletcher encontrou o corpo do amigo a boiar em Pillar Point Harbor, a cerca de 2kms do pico.

No mês passado, Milosky foi nomeado o surfista do ano do North Shore Underground e recebeu um prémio de 25.000 dólares. Usou esse dinheiro para viajar para Santa Cruz e apanhar uma das últimas grandes ondulações da época em Mavericks.

"O Sion estava a dominar o pico. Estava a apanhar tantas ondas...ele era tão bom!", disse Ken Collins. "Toda a gente estava a perguntar, quem é que ele era, e o que é que eu estava a fazer a deixar um havaiano apanhar todas as ondas. Isso é que me deixa mesmo triste. Ele estava a fazer tudo e isso e depois afoga-se", acrescentou.

Quando foi transportado para o hospital, Sion estava já sem vida. Era casado e tinha duas filhas pequenas.

Convém lembrar que em Janeiro passado, Jacob Trette quase perdeu a vida em Mavericks. Foi encontrado inconsciente, mas conseguiu sobreviver, graças à rápida intervenção de um fotógrafo numa mota de água. Jacob sugeriu a presença de dois nadadores-salvadores nestes dias, para assim evitar mais tragédias.

Link: Santa Cruz Sentinel

créditos fotos: Glaser

Sion Milosky Biggest Wave Ever Paddled into from abstractlines.tv on Vimeo.

Um comentário:

Clemente disse...

SALVE BOY E MARIANE, SALVE RAPAZIADA.
O ESPIRITO SURFA SEM PRECISAR REMAR.
JUNTO DOS REIS ELE ESTARÁ SEMPRE LÁ PEGANDO AS MAIORES E AS MAIS CRITICAS.
PÓDE CRÊR.