Anuncios

segunda-feira, dezembro 13, 2010

Tomas Hermes vence BSP

Cristiano Rigo Dalcin
cristiano.dalcin@diario.com.br
O surfista de Barra Velha Tomas Hermes venceu a última etapa do Brasil Surf Pro e carimbou o domínio catarinense nas ondas da Barra da Tijuca, que consagraram o joinvilense Jean da Silva como campeão brasileiro profissional 2010. Hermes foi um dos surfistas mais consistentes da etapa e na próxima semana vai brigar pelo título estadual, em Garopaba.


Tomas Hermes foi destaque nas fases eliminatórias, quando o mar proporcionou boas ondas de um metro de altura. O surfista fez dois dos cinco maiores placares e surfou duas das cinco melhores ondas da etapa. Mas neste domingo, 12, na final contra o paulista Ricardo Ferreira, em um mar quase sem ondas, a sorte poderia ser um fator decisivo.

Hermes sabia disso e escolheu usar a estratégia. Esperou Ferreira se posicionar em frente ao palanque. Escolheu uma bancada de areia à direita, onde as ondas eram mais constantes e saiu na frente. O paulista reagiu com duas ondas após mudar o posicionamento. Apesar das séries demoradas, Hermes buscou o resultado até o final e conseguiu a virada a dois minutos do fim da bateria, sem dar chance para o paulista.

Festa catarinense

Na areia, o campeão foi carregado nos ombros por Jean da Silva, que ajudou no conserto da prancha "mágica", quebrada na véspera, na semifinal. O atleta de Barra Velha venceu uma etapa logo na sua primeira final:

— Chegou a minha vez. O Neco (Padaratz), o Marco Polo, Willian (Cardoso) já tinham vencido. Um dia tinha que ser. Fiquei toda hora acreditando. Não parei de pegar onda. Legal para Santa Catarina, que dominou essa semana — vibrou o surfista, que vai comemorar o título da etapa em um churrasco com o adversário direto na briga pelo Estadual, Willian Cardoso.

Além de lutar pelo titulo catarinense, Hermes também pode terminar 2010 como campeão da divisão de acesso ao circuito brasileiro. Premiado com um carro pelo título do ano, o joinvilense Jean da Silva, 25 anos, recebeu o troféu de campeão brasileiro ao lado de Suelen Naraísa, no feminino, e comentou a vitória do amigo com bom humor:

— Eu já sabia — resumiu, bem-humorado.

No feminino, a paraíbana Diana Cristina venceu a carioca Andrea Lopes e garantiu o vice-campeonato brasileiro. Lopes, tetracampeã brasileira, anunciou a sua aposentadoria após a final.

Brasil Surf Pro 2010 — ranking final após 5 etapas
Masculino

1º Jean da Silva — SC (campeão) 2.950 pontos
2º Alan Jhones — RN 2.630 pontos
3º Bruno Galini — BA 2.620 pontos

8º Tomas Hermes — SC 2.290 pontos
20º Diego Rosa — SC 1.800 pontos
26º Guga Arruda — SC 1.700 pontos

Feminino

1ª Suelen Naraísa — SP (campeã) 3.610 pontos
2ª Diana Cristina — PB 3.400 pontos
3ª Juliana Quint — SC 2.830 pontos

7ª Gabriela Leite — SC 2.570 pontos
14ª Chantala Furlanetto — SC 1.850 pontos
17ª Marina Werneck — SC 1.110 pontos
O repórter viajou ao Rio de Janeiro a convite da Petrobras.
DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário: