Anuncios

sexta-feira, novembro 19, 2010

Quatro brasileiros passam para as oitavas em Haleiwa




Fonte: ASP South America / Por: João Carvalho- Assessoria de Imprensa da ASP South America

O catarinense Alejo Muniz e o paulista Wiggolly Dantas continuam na briga direta pelas últimas vagas para o ASP Dream Tour 2011. Os dois, o potiguar Jadson André e o paulista Miguel Pupo passaram para as oitavas de final do Reef Hawaiian Pro na quinta-feira. Mesmo pequenas em se tratando de Havaí, as ondas de 3-4 pés entravam com boa formação em Alli Beach. Porém, o grande intervalo entre as séries prejudicou várias baterias no dia da entrada dos principais cabeças de chave do ASP World Prime de Haleiwa.
A melhor estreia foi do campeão mundial Mick Fanning, que totalizou 17,54 pontos com uma nota 9,37 no confronto que tirou dois brasileiros da prova, o carioca Raoni Monteiro e o cearense Pablo Paulino. Raoni estava bem próximo da zona de classificação para o Dream Tour e agora tem mais uma chance de voltar a elite mundial, no último ASP Prime do ano, a segunda jóia da Triplice Coroa Havaiana em Sunset Beach.

O recordista absoluto em Haleiwa continua sendo Joel Parkinson, que defende o título de melhor surfista nas três etapas que fecham a temporada no North Shore da ilha de Oahu. Em sua estreia na quarta-feira, o australiano que está voltando a competir depois de 8 meses de recuperação de uma cirurgia no tornozelo, ganhou a primeira nota 10 do ano no Havaí e ainda uma 9,87 para cravar imbatíveis 19,87 pontos. Na quinta-feira não foi tão brilhante, mas venceu mais uma bateria, com o jovem Miguel Pupo em segundo contra três tops da elite.

O campeão sul-americano Pro Junior de 2010 não se intimidou diante das estrelas do ASP Tour. Parko liderou toda a disputa e Pupo usou os aéreos para superar o americano Patrick Gudauskas e o australiano Luke Munro. Com um drible em Pat Gudauskas no último minuto, confirmou a classificação. O americano pegou a onda, mas Miguel já havia entrado e forçou ele abandonar a direita que poderia lhe dar a virada. Mostrou maturidade e quando Patrick saiu, quem virou foi ele, de direção, acelerando para a esquerda para acertar um belo aéreo rodando de frontside na junção.

O placar entre os dois terminou empatado em 12,10 pontos, com Miguel Pupo levando vantagem pela nota 7,10 que recebeu em sua melhor onda, contra 6,43 da maior do californiano. Outro placar apertado foi o de Wiggolly Dantas contra o australiano-voador Josh Kerr na briga pelo segundo lugar na bateria seguinte, vencida por Adam Melling. Eles são concorrentes diretos pelas últimas vagas entre os 32 primeiros do ranking que vão iniciar o ASP Dream Tour 2011. Kerr ainda é o último da lista, Dantas está em 35.o e ultrapassa o australiano se chegar às semifinais em Haleiwa.

O catarinense Alejo Muniz já subiu um degrau, deixando a penúltima posição para o americano Cory Lopez. Ele e o cearense Messias Felix foram os primeiros brasileiros a se apresentar na quinta-feira. Numa bateria fraca de ondas, Alejo levou a melhor na disputa pelo segundo lugar, com o australiano Daniel Ross passando em primeiro. Depois, Neco Padaratz sofreu com a demora das séries. Esbravejou contra o mar, clamou por ondas, mas só conseguiu surfar uma e saiu decepcionado da água, pois não eram as condições que ele, nem a maioria, esperavam encontrar no Havaí.

Na sequência, também acabaram eliminados sem achar ondas nas baterias, o pernambucano Bernardo Pigmeu, Yuri Sodré e o também carioca Raoni Monteiro, que caiu junto com o cearense Pablo Paulino, e o catarinense Willian Cardoso, outro que viu seu sonho de entrar no G-32 do ASP World Ranking ser adiado para a última etapa, em Sunset Beach. Aí o potiguar Jadson André estreou para acabar com a série de baixas do Brasil em Haleiwa. Ele liderou até o último minuto, quando foi ultrapassado pelo australiano Blake Thornton. Mas, avançou para as oitavas de final.

Novamente, Alejo Muniz será o primeiro brasileiro a entrar no mar, na segunda bateria com o australiano Julian Wilson, o francês Maxime Huscenot e Jonathan Gonzalez, das Ilhas Canárias. Jadson André foi para a quinta, com o australiano Kieren Perrow e os havaianos Dusty Payne e Granger Larsen. Wiggolly Dantas terá, talvez, a parada mais dura, pois enfrentará Joel Parkinson, campeão da Triplice Coroa Havaiana, Joel Centeio, defensor do título do Reef Hawaiian Pro, além de outro havaiano, Evan Valiere. E Miguel Pupo disputa a última oitava de final contra os australianos Adrian Buchan e Adam Melling e o neozelandês Jay Quinn.

OITAVAS DE FINAL DO REEF HAWAIIAN PRO:
1.a: Damien Hobgood (EUA), Michel Bourez (TAH), Brett Simpson (EUA), Daniel Ross (AUS)
2.a: Alejo Muniz (BRA), Julian Wilson (AUS), Maxime Huscenot (FRA), Jonathan Gonzalez (CNY)
3.a: Tom Whitaker (AUS), Yadin Nicol (AUS), Heath Joske (AUS), Alex Smith (HAV)
4.a: Mick Fanning (AUS), Fredrick Patacchia (HAV), Ben Dunn (AUS), Kai Otton (AUS)
5.a: Jadson André (BRA), Kieren Perrow (AUS), Dusty Payne (HAV), Granger Larsen (HAV)
6.a: Taj Burrow (AUS), Matt Wilkinson (AUS), Blake Thornton (AUS), Austin Ware (EUA)
7.a: Joel Parkinson (AUS), Wiggolly Dantas (BRA), Joel Centeio (HAV), Evan Valiere (HAV)
8.a: Adrian Buchan (AUS), Adam Melling (AUS), Miguel Pupo (BRA), Jay Quinn (NZL)

RESULTADOS DOS BRASILEIROS NA QUINTA-FEIRA EM HALEIWA:

QUARTA FASE – 3.o=33.o lugar (US$ 1.200 e 1157 pts) / 4.o=49.o lugar ($ 1.000 e 651 pts):
2.a: 1-Daniel Ross (AUS), 2-Alejo Muniz (BRA), 3-Messias Felix (BRA), 4-Roy Powers (HAV)
4.a: 1-Julian Wilson (AUS), 2-Damien Hobgood (EUA), 3-Jay Thompson (AUS), 4-Neco Padaratz (BRA)
5.a: 1-Yadin Nicol (AUS), 2-Ben Dunn (AUS), 3-Bernardo Pigmeu (BRA), 4-Taylor Knox (EUA)
7.a: 1-Kai Otton (AUS), 2-Tom Whitaker (AUS), 3-Yuri Sodré (BRA), 4-Cory Lopez (EUA)
8.a: 1-Mick Fanning (AUS), 2-Alex Smith (HAV), 3-Raoni Monteiro (BRA), 4-Pablo Paulino (BRA)
10: 1-Dusty Payne (HAV), 2-Matt Wilkinson (AUS), 3-Jack Perry (AUS), 4-Willian Cardoso (BRA)
11: 1-Blake Thornton (AUS), 2-Jadson André (BRA), 3-Richard Christie (NZL), 4-Gabe Kling (EUA)
14: 1-Joel Parkinson (AUS), 2-Miguel Pupo (BRA), 3-Patrick Gudauskas (EUA), 4-Luke Munro (AUS)
15: 1-Adam Melling (AUS), 2-Wiggolly Dantas (BRA), 3-Josh Kerr (AUS), 4-Luke Stedman (AUS)

Nenhum comentário: