Anuncios

sábado, junho 12, 2010

Ressacas foram provocadas por ciclones

Ressacas no Litoral Catarinense foram influenciadas por seis ciclones extratropicais

O mês de maio ficou marcado em Santa Catarina pela frequente atuação de ciclones extratropicais no Atlântico, próximo à costa Sul do Brasil. Foram cerca de seis ciclones que influenciaram as condições de tempo e de mar na região nos dias 05, 09, 13, 17, 20 e 30, provocando mais de 15 dias com predomínio de vento sul. O Epagri/Ciram divulgou nesta quinta-feira (10), os principais fatores atmosféricos e oceânicos que levaram a essa condição.

A passagem de sistemas atmosféricos como frentes frias e ciclones, na região oceânica próxima ao Sul do Brasil, provocam uma alteração nos campos de pressão atmosférica e de vento em superfície, que por sua vez favorece uma alteração nas condições de mar junto à costa catarinense.

A atuação de sistemas de baixa pressão no oceano, em especial no caso de ciclones extratropicais, gera um padrão de circulação hidrodinâmica costeira que resulta em sobre-elevações do nível do mar (aumento no nível da maré). Além disto, estes ciclones no mar geram condições atmosféricas que favorecem um aumento da ondulação que chega à costa. E, dependendo das características locais, a combinação de tais fatores resulta na ação de fortes ondas que atingem uma significativa extensão de praia, favorecendo problemas de erosão e destruição de estruturas costeiras.

Estas condições atmosféricas que favorecem adversidades nas condições de mar, comuns nesta época do ano, mas verificadas em um período prolongado neste mês de maio, somadas a problemas locais de erosão marinha, resultaram em expressivos prejuízos em algumas localidades da costa de Santa Catarina. Embora a erosão marinha possa ocorrer naturalmente, a falta de conhecimento da dinâmica litorânea, a ocupação desordenada e a construção de algumas estruturas (molhes, calçadões etc) podem acelerar esse processo, exigindo em alguns casos, gastos volumosos para minimizar o problema.

FONTE: BLOG ARCA DE NOE POR RACIEL G. JUNIOR
Foto: Balneário Barra do Sul
Fonte: Ciram/Epagri via Site da Defesa Civil de SC

fonte: www.quersurfar.com.br
Moacir Vieira Kienast

Nenhum comentário: