Anuncios

quarta-feira, agosto 25, 2010

Maya a garota de Ipanema


Texto traduzido e extraído; WWW.SURFLINE.COM http://www.surfline.com/surf-news/the-girl-from-ipanema---catching-up-with-big-wave-rider-and-four-time-xxl-winner-maya-gabeira_46447/


Como a moça retratada na famosa e bela canção de Bossa Nova “A garota de Ipanema”, Maya Gabeira saiu de uma das praias mais famosas do mundo e ganhou fama internacional. Aos 23 anos, a surfista se tornou a mais proeminente surfista de ondas grandes do sexo feminino no mundo - como evidenciado pelo desempenho vencedor do Billabong XXL Women's Award.

Surfline visitou Maya poucos dias depois ela se mudou para sua nova casa em Encinitas, Califórnia Entre uma movimentada agenda (de assistir a eventos de caridade em Los Angeles para analisar hopping em um olho vermelho para o Taiti para dois dias), o comportamento de Maya foi muito calmo, concentrado e relaxado. Às vezes ela parecia uma moça inocente e apenas super-feliz por estar surfando Trestles, pela primeira vez. Em outras vezes, as expressões em seu rosto mostram a sabedoria ea experiência que ela ganhou por andar em ondas gigantes ao redor do mundo.

A combinação de beleza, determinação e empenho, Maya exala um tipo de radiação
que atrai admiradores e fiéis. Ela trabalhou duro para chegar onde ela está agora, e tem a sorte de receber apoio da indústria e os surfistas de ondas grandes do mundo ao redor para ajudar os seus sonhos realidade. Mas ao longo do caminho houve opositores também foram e aqueles que não acreditam que a formação de ondas grandes deve carregar o peso de uma jovem menina. e apesar dos obstáculos, só o tempo e mais grandes swells dirá o quão longe esta jovem mulher irá.

Quantos anos você tinha quando começou a surfar?
14.

Onde você estava quando você surfou sua primeira onda grande e quantos anos você tinha?
No Havaí, eu tinha 18 anos, em Waimea.


Que as outras meninas foram surfar ondas grandes, quando você começou e que o conselho é que eles têm para você?
Jamilah Star, e Keala (Kennelly) teve o
Teahupoo barril antes que eu comecei. Jamilah sempre foi muito favorável e acho que me ajudou quando eu era mais jovem, com certeza.

Por que você surfar ondas grandes?
Porque eu amo elas e é todo o sentimento e energia do oceano - é engraçado, mas a forma como eu vejo isso, eu comecei mais porque eu não queria parar de surfar. Eu queria surfar todos os dias e eu não gosto do fato de que, quando as ondas eram grandes e boas não podia navegar. Então, acabei de colocar na minha mente que eu queria para surfar todos os tipos de ondas boas. Não importa o tamanho - de um pé para o que quer, como 25. E é assim que eu tenho o objetivo de surfar ondas grandes - Eu queria goodwaves surf.

Todo mundo sabe que os surfistas de ondas grandes são os carregadores. Além de ser um carregador, você é mais um surfista de ondas grandes calculado, ou você segue sua intuição, ou ambos?
Ambos. Eu sigo a minha intuição muito, mas eu também ir até uma fase onde eu estou à vontade em uma onda, mas confiante, sabe? Hoje em dia, eu sei onde estou pisando, mas eu acho que é apenas uma parte do que fazemos. Assumimos riscos e são muito imprevisíveis.Você acabou de trabalhar com o que você tem
- E eu sou forte fisicamente e mentalmente têm vindo a preparar-me para surfar ondas grandes para talvez cinco ou seis anos, e que me dá a confiança para assumir tais riscos.

Quando você chegar em um local de grandes ondas pela primeira vez, você estuda a onda da praia / barco ou você só rema e vê se você pode pegar uma onda?
A maioria das grandes ondas que eu vá, eu sei que alguém já surfou, e eu vou com eles, talvez algumas vezes um ano ou mais, ou pelo menos uma vez. E aqueles lugares que estudei antes, com certeza. Eu assisti-los em vídeos e falei com as pessoas - eu falo para os habitantes; fico experiências de outras pessoas. Mas se eu for a uma nova onda surfada e ninguém tem, eu assisti-lo por um tempo e fazer um plano com um ou outro sócio meu reboque, Carlos, ou se estou remando, eu falo para os meninos e tentar entender o que está acontecendo com as correntes e tudo mais.



Big wave-surf é mentalmente e fisicamente. Como ele se compara com outros aspectos da sua vida?
Quando você surfa ondas grandes e estão expostas a esses riscos ... para a energia e tudo o que pode acontecer no oceano quando é tão grande, você
aprender um monte de lições, você passar por uma série de experiências e de você crescer. Eu acho que as lições e os tempos difíceis são experiências muito boas e que traduzem a sua vida, a vida e experiências pessoais de todos os seus aspectos, assim que eu tento trabalhar em ambos. Mas tudo que eu aprendo no oceano Trago a minha vida, com certeza.

Quando você está na programação e criação de pegar uma onda, que pensamentos passam pela cabeça?
Depende. Quando eu ando de tow in, eu estou pensando sobre onde eu deveria estar, como eu posso ir mais fundo e ainda fazer a minha onda, e como sustentar a minha velocidade e não cair ...como ler bem a onda. Quando estou remando, é mais sobre o compromisso. Eu acho que quando você está remando você tem que cometer, você tem que colocar tudo na linha. Se você se virar, você pode ser pego dentro ou qualquer coisa - você tem que olhar em uma onda e dizer, 'bem, eu estou colocando tudo na linha, porque eu quero andar nessa onda', e você acabou de cometer-lhe. Você remo e que você vá. Você está muito sozinho. Você está com seus próprios pensamentos e sua própria intuição. Quando você está no reboque, você tem alguém que faz essa decisão para você e você só realmente se concentrar na sua técnica.


Qual local de ondas grandes é mais importante para você e você sente que tem mais ligação ?
Eu tenho uma forte ligação com o Waimea e tenho uma forte ligação com Teahupoo e tenho uma forte ligação com um recife exterior em Oahu. Não é gigantesco, mas é realmente especial para mim.

Você está mais feliz em um grande barril em Teahupoo ou uma onda maciça em algum lugar como Jaws ou Maverick's?
Elas são tão diferentes. Eu quero as duas. Eu quero todas elas, acho que são diferentes técnicas, são abordagens diferentes, e acho que, quando você faz todas elas, você se torna uma surfista mais formada, e é isso que eu quero ser.

Grandes surfistas de ondas parecem ter uma irmandade que se estende por todo o mundo, de Maverick de Dungeons, para Shipstern Bluff de Teahupoo. Você sente que é uma parte da sociedade dos surfistas da elite? 

Como é ser a única mulher a maior parte do tempo em uma formação de ondas grandes? 
Eu não me sinto, como eu estou no nível do indivíduo, mas muitos deles são como irmãos para mim e
eles viram-me crescer e viram-me viajar com eles nos últimos quatro anos perseguindo tempestades e passar por um monte de coisas. Existe uma amizade e eu estou envolvido por isso é legal.

Como é ser a única mulher a maior parte do tempo em uma formação de ondas grandes?
Eu definitivamente gosto quando há meninas, é muito motivador para mim, mas me acostumei com o fato de que provavelmente não haverá qualquer menina. Este ano eu realmente notei que havia muito mais, então eu não sei. Big surf onda é tanto sobre si mesmo, você tem que ter tanta confiança em você, porque quando as coisas correm mal ninguém possa realmente estar lá com você - você está sozinha. Assim é, como posso dizer ... é muito individual em uma maneira.

Quem ajudou você a atingir suas metas de ondas grandes?
Assim, muitos dos caras ... seria louco se eu chamei todos eles. Primeiro, é claro, Carlos
(Burle). Carlos sempre esteve lá para mim. Nós compartilhamos tantas horas juntos na água e tempestades, perseguindo e tendo formação sobre as ondas e surf. Nós fizemos tudo isso, então este é o único cara que realmente tem sido por meio de um monte comigo ao longo dos anos. Mas eu tenho o nome de Danilo Couto também, ele foi o primeiro homem a me levar em uma viagem de ondas grandes de Maverick's e Todos Santos - Eu tinha 19 anos e eu tenho viajado com ele desde então. Na jacarés também, ele me ensinou muito sobre o esqui. Jeff Clark em Maverick's por todo o apoio dele, Ramaina (Van Bastolaer) e Manoa (Drollet) no Tahiti, e Andrew Marr na África do Sul. No Havaí, Clark Abbey na baía e tem sido definitivamente um monte de caras que realmente só me apoiar.

O que sua família pensa de seus talentos de ondas grandes?
Eles provavelmente acham que é loucura, mas agora eles estão realmente dentro. Eles adoram e seguem o esporte para conhecer todos os meninos. Eles querem saber como Greg fez, como Twiggy fez, como fez Carlos ... eles são realmente bons amigos com Carlos e todos sabem Danilo e por isso é tipo de gosto, sim, agora que eles gostam.



Onde você foi viajar na temporada passada?
Eu fiz Dungeons na África do Sul, Tahiti / Teahupoo, Mavericks. Eu fiz Hawaii - Oahu e Jaws, Waimea e recifes exterior. E eu fiz o México - Puerto - e é isso.

Um monte de treinamento vai em surf de ondas grandes. O que implica a sua formação?
Eu trabalho muito estreito com o meu treinador, ele é do Brasil e eu o levei para o Havaí comigo. Estávamos fazendo um monte de reforço e de natação e eu faço moto serra também que eu acho que realmente me ajuda muito com o surf de reboque e explosão. Mas eu faço yoga para relaxar e controlar minha mente e minha respiração e alongamento.

As pessoas no Brasil te reconhecem como Maya, a moça que surfa grandes ondas?
Sim

Você volta ao Brasil com muita frequência?
Eu vou para o Brasil algumas vezes por ano.

Como sua vida mudou a partir de quatro anos atrás, quando ganhou seu primeiro prêmio XXL?
Ele mudou muito! Eu acho que meus sonhos se tornaram realidade, sabe? Eu faço o que eu amo a vida. Eu acho que melhorei o meu surf e estou muito feliz por estar nessa posição, para fazer o que eu amo. Esse foi o meu maior objetivo, há quatro anos, e acho que nesse sentido, tudo se encaixou.

Que sentido você vê o surf feminino de ondas grandes ? Mais paddle surf, ou surfe de reboque?
Agora é tow surf, mas eu acho que é só porque ele demora mais para melhorar no remo. Você vê um monte de resultados antes de tow surf porque você pegar mais ondas, treinar mais, de um modo mais seguro, porque você tem um parceiro, e tudo isso. Mas acho que a longo prazo, vamos definitivamente ver as meninas melhorar muito em remar em demasiado.

Quais são as três características que a fazem uma grande bem-sucedida piloto da onda?
Acho que para alguém, seria para estar no lugar certo na hora certa e para sempre física e mentalmente pronto e preparado. E que realmente ama o que faz, porque é um grande compromisso e é uma ameaça à vida e você só pode fazer isso por amor.
Geralmente, um monte de caras não espere uma bela mulher a surfar bem. Você achou que não eram levados a sério no início de sua carreira surf e isso fez você se sentir como se você tivesse que provar que pode se tornar um surfista de onda grande impressionante, além de ser bonita?
Acho que no passado, as pessoas tinham mais de uma idéia de um surfista sendo masculinas e agindo como os caras para que eles possam navegar como os rapazes. Mas acho que, de certa forma, se você é uma garota girly você pode navegar como qualquer outro produto menina tentando ser masculino. Você não precisa mudar sua maneira de ser, porque você quer conseguir alguma coisa no esporte. Eu sou girly, mas eu adoro esportes. Eu amo o que faço, e eu treinar o dia inteiro, todos os dias e isso não muda o jeito que eu sou eo meu jeito de agir.Eu acho que se você abre as portas são femininos e você está bonita, e se você pode usar isso a seu favor, então por que não? Mas eu nunca me concentrar nisso, eu estava sempre sobre o desempenho e ainda sou.

Tem sido indicado antes que você é muito bonito. Então vamos direto ao ponto, você já usa sua beleza na fila para pegar uma onda ... fofocas?
Umm, não, nunca tenho. Mas talvez eu devesse.

Nenhum comentário: