Anuncios

quarta-feira, setembro 15, 2010

Corrida contra o tempo para finalizar obras da Praia Brava


Empresários temem queda do movimento por falta de infraestrutura pela segunda temporada consecutiva
Patrícia Auth, Jornal de Santa Catarina | patricia.auth@santa.com.br
As obras na Avenida José Medeiros Vieira, a beira-mar da Praia Brava, em Itajaí, ganham ritmo acelerado para que a cena vista por turistas na temporada 2009 não se repita neste verão. A reurbanização começou em 2008 e parou por falta de dinheiro. O projeto, no valor total de R$ 3,5 milhões, seria inicialmente pago pelo Plandetures, um fundo municipal em que os donos de imóveis da Praia Brava contribuiriam em troca de benefícios fiscais. Não deu certo e, para concluir a pavimentação e as calçadas que estão em andamento, será necessário o aporte financeiro dos empreendedores imobiliários. Bancos e lixeiras ainda não começaram a ser instalados.


- Nós estamos fazendo o máximo para que a obra fique praticamente toda pronta até o verão - disse Paulo Praun Cunha Neto, secretário de Urbanismo de Itajaí.
O trabalho no local provoca transtorno. No último feriado ensolarado da Independência, moradores relatam que congestionamentos se formaram por conta das obras na avenida. No verão, os comerciantes sentiram evasão de visitantes.
- Os turistas que chegavam aqui e encontravam o local ainda em obras pelo segundo ano consecutivo, iam embora. Laranjeiras e Taquaras, por exemplo, acabaram sendo o destino. O nosso movimento caiu na temporada passada - relata Pedro Washington Almeida Junior, presidente da Associação de Moradores do Bairro Praia dos Amores, que fica nos fundos da Brava.
- Estava tudo esburacado. Teve final de semana que a entrada da praia estava interditada por causa de buraco. Os motoristas davam meia volta, nem desciam do carro. Aí fica ruim para quem vive do comércio de veraneio - reclama o garçom Alexandre Henrique Bittencourt, 35 anos, que alimenta a esperança de que a temporada que está por vir seja de menos reclamações.




Nenhum comentário: