Anuncios

terça-feira, julho 20, 2010

Manobras lincadas (Texto de 2009).

Com esse texto de 2009 eu tive  aintenção de expor o que chama a atenção do juíz na hora de pontuar uma performance apresentada, e esse quesito entrou para o livro de regras em 2010, não profetizei não, mas tava na cara que, quem obedecer este critério, vai surfar melhor e ser melhor pontuado, o que falei se encontra na parte que diz; "COMBINAÇÃO DAS PRINCIPAIS MANOBRAS".

Os juízes analisam os seguintes conceitos chaves quanto avaliam e pontuam as ondas surfadas em uma bateria:

- Compromisso e grau de dificuldade das manobras 
- Manobras inovadoras e progressivas 
- Combinação das principais manobras 
- Variedade de manobras 
- Velocidade, pressão e fluidez 

Abaixo o texto de 2009 logo após a etapa de Bells.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Talvez isso, o que vou dizer, ainda não esteja escrito em nenhuma parte do livro de regras !!!
Mas é nitido e notório que, o surfista competidor que souber utilizar a técnica deJoel Parkinson em suas ondas, principalmente como ele executou na final da 2ª Etapa do ASP Worl Tour 2009 em Bell´s Beach na Australia, conseguirá chamar a atenção dos juízes de uma forma mais creditiva e pontuada !!!
Vou Explicar !!!
Uma etapa como essa que aconteceu em Bell´s Beach, onde as ondas são definidas e perfeitamente abertas, o que um surfista competidor tem que ter na sua cabeça ???
A Leitura da Onda !!!
Botar os pés na prancha, dropar e avançar para o lip de uma forma afobada, e nem se ter uma idéia do que vai acontecer !!! é coisa de “Freesurfer” !!!
Quando eu disse “botar os pés na prancha”, para os juízes tecnicamente se chama o “Take-Off”, é a partir deste momento que já conseguimos ter a idéia do potencial da futura perfomance !!!
Quando um Take-Off é realizado, de uma forma estilosa, segura e que também se percebe que o atleta dropou a onda de cabeça erguida, mirando e fazendo a“LEITURA DA ONDA” !!!
O que tem que ser feito ???
A 1ª manobra tem que ser executada imediatamente com a 2ª já previamente definida !!! Uma coisa leva a outra !!! A 1ª manobra além de ser bem executada, tem que servir de impulso e aumento na velocidade para a segunda !!!
Chamo isso de “Uma manobra lincada na outra” !!!
Várias vezes eu digo quando isso acontece o seguinte; - A sua 2ª manobra aconteceu, quando ainda estava caindo agua da 1ª manobra”
Abaixo o LINK da final da 2ª Etapa vencida por Joel Parkinson, prestem atenção, já na sua 1ª onda, ele faz tudo isso que eu acabei de definir !!!
É ver e aprender com ele !!!


Nenhum comentário: