Anuncios

quinta-feira, julho 29, 2010

Carlos Burle dá os toques de sua viagem para Indonésia

Destino: Ilhas Mentawai

The Surf Travel Co apresenta: Ilhas Mentawai

01mentawai Carlos Burle dot com
O Local
Povo local
Povo local
O arquipélago de Mentawai (200 milhas de costa) fica a cerca de 100 km da costa oeste de Sumatra, maior ilha da Indonésia com 850 mil habitantes.
O povo de Mentawaii (30 mil habitantes) vive da pesca, da caça e da agricultura de subsistência. Suas terras são ricas em florestas tropicais, longas praias e extensas montanhas. O idioma é o bahasa e alguns dialetos.
Clique para ampliar
Clique para ampliar
O melhor ponto de partida para a Mentawai é pela cidade de Padang, em Sumatra: existem vôos de Jacarta (capital da Indonésia), Bali ou Singapura.
De Padang, o acesso aos picos de Mentawaii é apenas por mar – pelo menos 12 horas de barco. Recomendamos instalar-se em um hotel em Padang para esperar a saída das boat trips, sempre à noite.
Em Mentawaii, há ótimas opções de barcos que oferecem charters na região, com boa estrutura e conforto, e também excelentes resorts.
Vistos e documentações:
O visto da Indonésia não é obrigatório tirar antes da viagem para permanências menores que 30 dias, pois ele é fornecido localmente por uma taxa de + ou – USD 25,00. Nós aconselhamos tirar o visto antes somente para uma permanência acima de 30 dias, para isso é só entrar em contato com o consulado da Indonésia em Brasília.
A vacina contra febre amarela é obrigatória e deve ser tomada com no mínimo 10 dias de antecedência da viagem. O passaporte deve ter no mínimo 6 meses de validade a partir da data de entrada na Indonésia.
Trocando Dinheiro
A moeda corrente da Indonésia é a Rupiah e é preferivel trocar dinheiro ou traveller cheques em uma casa de câmbio. Sempre verifique se casa de câmbio cobra comissão na compra do seu papel.
Geralmente as melhores taxas são oferecidas nas áreas turísticas em Bali como a região de Kuta. Então se você estiver indo a outra ilha é melhor trocar algum dinheiro antes de partir de Bali. Os traveller cheques são mais seguros, mas para algumas áreas remotas, dinheiro é a única opção. Os bancos e casas de câmbio só aceitam notas novas (emitidas em ano recentes), eles não aceitam notas antigas.
Água potável
Só beba água engarrafada de uma garrafa fechada hermeticamente. Nunca água de torneira, até para escovar seus dentes.
Seguro de viagem
É extremamente recomendado fazer um seguro viagem para ter uma cobertura em caso de acidentes. Temos muitos casos de pessoas que não fizeram o seguro e pagaram caro depois de precisar de auxílio médico.
O Surf
mentawai
Ondas: 2 a 10 pés. Constantes SW swells e sempre vento terral em algum pico.
Quando: Abril a outubro, tendo maiores ondulações entre maio e setembro.
Condições: Clima quente e temperatura alta na maioria do ano. A temperatura do ar fica entre 22ºC-32ºC e a da água, em torno de 27ºC. A Indonésia tem apenas duas estações no ano: a seca, de janeiro a setembro, e a das chuvas, de outubro a dezembro.
vistaaereamentawai
Vista aérea
Mentawaii vem se tornando um dos mais constantes destinos de surf e um dos mais selvagens locais da terra. Há sempre uma perfeita, cristalina e clara onda rolando em algum lugar das ilhas.
Nesses meses os ventos são variáveis e encontrar breaks com vento terral e ondas aparecendo por quase toda direção é muito comum.
Mentawai
Mentawai paradise
Do sul para o sudoeste chegam os swells gerados pelos sistemas de baixa pressão atravessando o sul do Oceano Indico. Flats são raros. Entre os meses de junho e setembro, swells maiores são comuns e geralmente o surf fica em torno de 4-6 pés.
No começo e final da estação (março-abril, outubro-novembro), o surf fica em torno dos 2 a 4 pés em média – ótima época para quem busca ondas menos intensas, em níveis intermediários.
As Principais Ondas
Em Mentawaii há uma infinidade de ondas, das mais perfeitas do planeta, que quebram com diferentes swells e marés. São mais de 200 milhas de costa. Existem inúmeros breaks. Descrevemos a seguir apenas os principais breaks, mas o capitão do seu barco com certeza levará você às ondas mais perfeitas em seus melhores momentos.
Ht's
HT’s (Hollow Trees):
Uma direita curta, cavada, que proporciona um excelente tubo, melhor com vento oeste. É uma das ondas mais registradas em filmes de surf da região.
300839LanceLeft_MentawaiLance’s Left:
Esquerda com duas ótimas sessões de tubo, segura ondulações com até 8 pés. Esta longa e magnífica esquerda é considerada uma das mais consistentes em Mentawaii. Várias sessões que podem ser surfadas em diversas marés. Em tamanhos menores, Lance’s Left oferece ainda longas séries de paredes com ocasionais sessões de tubos.
106119Macaronis (Maccas):
Excelente esquerda. Produz um tubo na primeira sessão antes de voltar para uma parede manobrável. Macaronis e sua perfeição azul podem ser responsáveis por alguns dos momentos mais agradáveis da sua viagem. A esquerda de Macaronis é umas das ondas mais famosas do lugar.
300852NipussiMod_MentawaiNipussi:
Esta é uma direita bem constante que não é comsiderada uma onda muito difícil. Na verdade, é até uma onda fácil e boa para surfistas sem muita experiência.
.
74325Rifles:
Esta onda é uma boa opção para quem gosta de direitas. É uma direita longa e rápida com várias sessões e muitos tubos. Mas cuidado para não ficar para trás.
.
4498671396_be0d58a356_bThunders:
Quando tudo estiver flat (sem ondas), esta é a melhor opção de surf. Trata-se de uma esquerda muito cavada que está sempre maior do que os outros picos.
.
WavesScenes043Arrik’s:
Uma esquerda sólida que segura swells com bom tamanho, embora funcione também com tamanho menor. Oferece sessões bem manobráveis.
.
754042231_1f8abf15a9_bRags’s Left:
Esquerda super longa e tubular, com swell certo é uma das ondas mais longas de Mentawaii, melhor na maré alta e com swell em torno de 5 pés.
.
300859Telescopes2_MentawaiTelescopes:
Situada mais ao norte é uma consistente esquerda que funciona nas melhores condições  com SW swell.
.
300840Bankvault2_MentawaiBank Vaults:
Uma versão não tão perfeita de Rifles mas ainda assim é uma onda excelente. Uma direita mais rasa, recomendada surfistas mais experientes.
.
01The Hole:
Esta é mais uma esquerda super cavada, mas muito boa e tubular. Por isso o nome de o buraco. Recomendada para surfistas mais experientes.
.
300808E-BayE-Bay:
Esquerda tubular e perfeita, melhor com swell médio e grande, precisa de um W swell. Proporciona bom tubo na primeira sessão.
.
Dicas
Como não há em Mentawaii ou Padang surf shop e lembrando que você ficará mais tempo no mar do que em terra, não esqueça:
- Protetor solar (muito)
- Repelente
- Parafina (muita)
- Quiver médio de 3 pranchas: uma pequena (de 6′ a 6′3), outra média (de 6’4 a 6′8) e uma grande (de 6′9 a 7′4)
- Botinhas de coral
- Capacete
Pacotes de viagem
Existem dois tipos de pacotes para Mentawai. Ou você fica hospedado em um surf resort, com todo o conforto e acesso às ondas mais próximas ao hotel, ou você embarca em uma boat trip e navega atrás das diversas ondas do arquipélago.
Existem vantagens e desvantagens em cada opção.
dsc05888_000Os resorts mais conhecidos de Mentawai são Wave Park na região de playgrounds, e o Macaronis Surf Resort em frente à lendária onda de Macaronis.
05Nos dois você encontrará muito conforto, boa comida, e ótimas ondas que são surfadas com o auxílio dos dings, pequenos barcos motorizados.
Sem dúvida e uma viagem mais tranqüila, sem o balanço sempre presente nos barcos e com a vantagem de sempre poder voltar para terra firme após o surfe.
Em média um pacote de doze dias no Wave park, viajando em duas pessoas fica a partir de USD3000.
boatboatsurfAs viagens em barcos, são recomendadas para quem tem sede de surfe, com a possibilidade de várias quedas por dias e várias ondas diferentes. As boat trips normalmente são de onze noites e custam apartir de USD2500 por pessoa. Existem barcos que aceitam reservas individuais e outros que somente aceitam grupos.
A cada ano que passa, fica mais difícil conseguir lugares nos barcos e resorts, por isso recomendamos organizar sua trip com um bom tempo de antecedência, de preferência 6 meses, para garantir seu lugar e as melhores tarifas.
mentawaicrop

2 comentários:

Ian disse...

Olá,

valeu pelo post, muito útil.

Eu tô numa dúvida cruel... levo ou não capacete!

Abraços,

Ian

Ian disse...

Obrigado pelo post.

Estou com uma dúvida cruel... levo ou não capacete pros dias mais casca e pra botar pra dentro?

abraços,

Ian