Anuncios

terça-feira, julho 06, 2010

Surf História

primeiro povo a deslizar sobre as ondas foi o polinésio. Exímios pescadores, os melhores mergulhadores do mundo e habilidosos construtores de barcos, os polinésios tinham necessidade de trabalhar no mar e viver dele, sob quaisquer condições, quando o mar estivesse calmo ou com muitas ondas. Por isso, eles desenvolveram barcos especiais para que pudessem voltar à terra com a ajuda das ondas. Dizem que, o reiTahito, conhecido por Moiheka, foi o primeiro polinésio surfista que chegou ao Hawaii, porém, em 1778 quando o navegador James Cookdescobriu o arquipélago, ele afirmou que já existiam surfistas nas ilhas.
surf antigo tinha profundas raízes religiosasculturais e sociais. Somente os reis e suas famílias podiam surfar em pé e dispor da árvoreKoa ou Williwilli para fazer suas pranchas.James Cook considerou o surf uma atividade relaxante, mas diversos missionários protestantes que habitavam o local não tiveram a mesma opinião e durante todo oséculo 18 desestimularam a prática do esporte.
Até o início do século 20 o esporte permaneceu por baixo, até conhecer Duke Paoa Kahanamoku, que manteve o surf verdadeiramente vivo graças a sua persistência de praticar o esporte dos reis. Até então, o mundo não tinha idéia do que era o Hawaii, muito menos o surf, entretanto nasOlimpíadas de 1912, em Estocolmo, Duke ganhou uma medalha deouro nos 100m livre, e uma de prata no revezamento 4X200; Ele fez o mundo saber que ele era um surfista da praia de Waikiki, situada no arquipélago havaiano e que o surf era o ato de cavalgar as ondas do mar. Esta foi, provavelmente, a primeira vez que o mundo ouviu falar do surf e o do Hawaii. Duke ficou conhecido como “o pai do surf”, e oito anos mais tarde, nas Olimpíadas de Antuérpia, já com 30 anos, ele conquistou mais medalhas de ouro e provou ser o nadador mais rápido do mundo.
Duke, começou a tirar proveito de sua fama, para beneficiar as coisas que mais amava, o solo havaiano, seu povo e o surf. Dizem que Duke amava mais o surf do que a natação, e que era o melhor surfista da época; Em 1913 introduziu o surf na América, e em1915 na Austrália, e graças á sua posição de campeão olímpico, e muito esforço, ele conseguiu formar o embasamento do que seria o surf na Era Moderna. Ele morreu em 1986, aos 94 anos, e será sempre lembrado como “O Pai do Surf Moderno”.
No Brasil, as primeiras pranchas, chamadas “tábuas havaianas”, foram trazidas por turistas. A história começa em 1938, com a provavelmente primeira prancha brasileira, feita pelos paulistasOsmar Gonçalves, João Roberto e Júlio Putz, a partir de uma matéria de uma revista americana, que dava as medidas e o tipo de madeira a ser usada, esta pesava 80Kg e media 3,6m.
Daí pra frente, as pranchas e o surf só evoluíram, em 1962, enquanto no Rio, o Sr Moacir criou uma técnica para darenvergadura aos pranchões, em São Paulo, Homero Naldinho, com 14 anos, fazia suas madeirites, que mediam 2,2m, o tamanho das mini models, que surgiram em somente1967, pois as placas de madeirite tinham esse tamanho. Em1965, o Cel. Parreiras fundou a primeira fábrica de pranchas do Brasil: A São Conrado Surfboard, no Rio de Janeiro. Neste mesmo ano aconteceu o primeiro campeonato brasileiro de Surf. Em 1970, o surf explodiu, e a moda era shapear a própria prancha. Os anos 70 e 80 foram famosos pelos festivais de surf em SaquaremaUbatuba e no sul do país.
Em 1987, o Brasil teve seu primeiro circuito brasileiro com 05 etapas. A partir daí, o surf não parou mais de crescer no país. Em 1988, o paraibano Fábio Gouveia foi campeão mundial amador, em Porto Rico, abrindo as portas para os competidores brasileiros no cenário mundial.
No WCT, tivemos nosso melhor resultado em 1999, com o carioca Victor Ribasque terminou na terceira colocação no ranking mundial. Já, no WQS, tivemos alguns campeões, comoFlávio Teco Padaratz, em 1992 e 1999Victor Ribas em 1997,Fabio Gouveia em 1998Armando Daltro em 2000Neco Padaratz, irmão mais novo de Teco, sagrou-se bicampeão20032004, e em 2005, foi campeão Adriano de Souza, omineirinho, tornando-se o surfista brasileiro mais novo, a ter vencido o título mundial WQS.
Quanto aos campeonatos brasileiros, o surfista mais vezes campeão foi o paranaense Peterson Rosa, que sagrou-se campeão três vezes, em 19941999 e 2000, seguido de três surfistas com dois títulos cada, Jojó de Olivença1988 e 1992,Tinguinha Lima1990 e 1993 e Ricardo Toledo1991 e 1995.

Nenhum comentário: